sábado, 5 de novembro de 2011

Bullying

Segundo publicação na revista escola: ”O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem
uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.
O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa. Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podem apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. Em alguns casos extremos, o bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio.”


Bullying foi um nome bonitinho que colocaram para não dizer abertamente PRECONCEITO.
Ingenuidade da sociedade achar que isso um dia vai acabar, sempre ouve zombamento nas escolas por diversos motivos: obesidade, óculos, excesso de inteligencia (nerd), raça, crença, nível social, localidade da moradia …. a pouco tempo estas ações receberam o nome de bullying, antes via-se como apenas brincadeiras de mal gosto.
Sofri muitas vezes descriminação no colégio, pelo fato de estar acima do peso, me destacar nas aulas, ter facilidade em comunicação, fazer amizade com professores, morar próximo de uma favela etc.
Os “colegas” de turma sempre tentavam achar um motivo para colocar-me para baixo, procuravam algum erro no que eu falava ou fazia para criticar-me e expor-me ao ridico.Como sou perfeccionista poucas vezes encontraram esse erro, mas eles chegaram ao ponto de forjar. Há alguns dias estragaram um trabalho que fiz que estava exposto, roubaram uma foto e rabiscaram meu nome trocando por vaca.
Está pratica não parte apenas de alunos, professores praticam constantemente. Ano passado uma professora que se dizia psicologa e socióloga, falou mal de mim em todas as salas que dava aula, ela jogava os alunos contra mim. Fazia isso com um intuito: destruir minha amizade com a direção do colégio. Esta “profissional da educação”, me perseguiu durante um ano, a situação ficou insuportável, os alunos começaram fazer comentários nos corredores e eu não queria mais frequentar as aulas dela entrei em depressão. A direção do colégio convocou uma reunião com ela, aplicou uma ocorrência e avisou que os atos que ela estava cometendo é crime e poderia gerar um processo.
Há vários tipos de bullying: ameaça, opressão, intimidação, humilhação, maltrato, cyber bullings ... Sofri / sofro todos esses tipos, porém superarei e darei a volta por cima.
Só quem já sofreu sabe como é difícil não deixar afetar o psicológico, de tanto falarem você começa acreditar que eles estão certos. 
Galera, coloquem a mão na consciência vocês não maltratam um cachorro, não cortam arvores  e fazem isso com um ser humano. BULLYING é crime não se esqueça
Respeite as diferenças!

4 comentários:

  1. Concordo com tudo o que foi dito no post. Sabe, o bullying sempre foi muito comum. Hoje com as informações que temos, podemos ver o quanto as pessoas sofreram no passado quando não tinham tais informações.
    O problema é que hoje TUDO é bullying. Temos que ter bom senso de saber o que é bullying ou não.

    Um beijo,
    Luara - @luuara
    http://estantevertical.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Tem selinho para vc la no meu blog *-*
    http://des-autorizados.blogspot.com/2011/11/doce-selinho.html
    bjks

    ResponderExcluir
  3. Laura Cardoso,

    Realmente com o fácil acesso a informações podemos ver a proporção dos fatos.
    Deve-se ter bom senso para não virar modinha e dizer que tudo é "bullying".

    Obrigada pelo acesso!
    Volte Sempre!
    Aninha Herrero

    ResponderExcluir
  4. Jaque, minha irmazinha postiça!

    Muito obrigada, gata!

    Beijão

    ResponderExcluir