quinta-feira, 29 de março de 2012

O Belo Antonio

            O Belo Antonio,  um drama italiano em preto e branco da década de 60, teve seu roteiro escrito pelos cineastas italianos Pier Paolo Pasolini,Gino Visenini, Mauro Bolognini e dirigido por Mauro Bolognini. Sua duração é de um pouco mais de 100 min. Um filme que prende o público para assisti-lo até o fim por ter um tom de suspense, será que  Antonio Magnno é virgem ou gay? O protagonista é interpretado pelo melhor ator italiano de todos os tempos




Marcello Mastroianni e seu par romântico é a belíssima atriz  Claudia Cardinale.  A história tem como cenário principal a França, mas Roma sempre é citada nos diálogos. A trilha sonora foi criada pelo advogado e compositor Pero Piccioni. O Belo Antonio ganhou diversos prêmios entre eles: "Festival Locaarno" , "Fesival Cinema Italiano in Brasile", "Festival Acapulco", "Fesival di Lima", entre outros.
            O autor utiliza a técnica de medias res para prender o telespectador, a primeira cena se passa na cama mostrando que Antonio rejeita sua esposa (Barbara Puglisi).
            O casamento foi arranjado pelos pais, a principio Magnoo não queria se casar de forma alguma, quando viu a foto da senhorita Barbara apaixonou-se imediatamente. O casamento acontece e o primeiro conflito surge no terceiro mês, quando a serviçal da família responde de forma conotativa a Barbara como se faz filhos e de forma irônica pergunta o que o casal faz a noite.
            A donzela mesmo após a revelação jura amor eterno ao seu marido. Passam-se mais nove meses e ainda não tinha acontecido nada entre os dois, Barbara revela a sua família e ao bispo que o casamento não foi consumado, imediatamente seu pai (Sr. Puglisi) procurou o pai de Antonio para tirar satisfação porque sua filha ainda estava intacta. O Sr. Alfio Magnano ligou para seu filho, criticou o sogro dele mas obteve a informação que eles estava certo, ficou decepcionado.
             A fama que o Sr. Magnano espalhou para a cidade que o seu filho era um bom amante e o garanhão de Roma foi desmentida, pois todos ficaram sabendo que o casamento não tinha sido consumado, quando Antonio passeava pelas ruas as pessoas olhavam e riam da situação.  O protagonista confessou a seu primo que tinha enjoos quando fazia ou pensava em ter contato com moças e que foi apaixonado por varias em Roma, porém com a Barbara era tudo diferente,pois, a amava.
            A família Puglisi conseguiu a anulação do casamento para Barbara casar-se com um multimilionário, o Sr. Alfio ficou revoltado com a situação e dirigiu-se  até um bordel para provar que não era igual ao seu primogênito e  acabou falecendo. A empregada da família subitamente sofreu um desmaio e sua gravidez foi descoberta pela mãe de Antonio. A Sra. Rosaria questionou a moça quem era o pai da criança e chegou a conclusão que era o seu filho, imediatamente ligou a seus familiares que ainda estavam de luto para contar a boa nova, Antonio engravidou una ragazza.
            Em maio de 2008 o Estadão publicou uma matéria enfatizando a importância sexual para o Belo Antonio e a repercussão que se teve nos anos 60 um filme polêmico que quebrou um tabu. Para época era vergonhoso ser virgem após o casamento, pois o sacramento é constituído a partir da união espiritual e carnal.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário